Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Alstroemeria apertiflora Baker LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 29-08-2012

Criterio:

Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Alstroemeria apertiflora caracteriza-sepor ervas terrícolas, perenes, hermafrodita. Não é endêmica do Brasil. Ocorrenos biomas Cerrado e Mata Atlântica, desenvolvendo-se em campos úmidos,próximos a cursos de água, e campos de altitude. Amplamente distribuída nasregiões centro-oeste, sudeste e sul. Apresenta EOO de 697.180,153km². Protegidapor unidade de conservação (SNUC). Bem representada em coleções científicas. Não háameaça direta que coloque a espécie em risco de extinção. Devido a suadistribuição disjunta e pontual entre Estados brasileiros possivelmente levaráa categorias de ameaça em avaliações regionais. Não ameaçada no âmbito nacional.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Alstroemeria apertiflora Baker;

Família: Alstroemeriaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Handb. Amaryll. (1888) 135. [Apr 1888].

Distribuição

Ocorre na Argentina, Paraguai e Brasil, nos Estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Sanso, 1996; Assis, 2010), a aproximadamente 1500 m de altitude (Biodiversitas, 2005).

Ecologia

Erva perene, que habita campos úmidos no Cerrado e Mata Atlântica (Sanso, 1996; Assis, 2010); floresce em novembro e dezembro e frutifica de dezembro a janeiro (Sanso, 1996).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Figuram como as principais ameaças aos campos gerais do Estado do Paraná: queimadas, pastoreio, plantio de espécies arbóreas exóticas, mineração, agricultura e pecuária intensivas (Melo et al., 2004).

1.4.3 Tourism/recreation
Detalhes A conduta inadequada de pessoas em atividades recreativas vem causando impactos significativos aos campos de altitude do Paraná. Os mais comuns são o estabelecimento descontrolado de áreas de acampamento, abertura de trilhas e atalhos, uso inadequado do fogo e coleta de espécies vegetais para uso ornamental. Os impactos resultantes podem ser agravados com o estabelecimento de espécies exóticas invasoras nas áreas impactadas, que tendem a se propagar com maior vigor que a vegetação nativa em regeneração (Mocochinsky; Scheer, 2008).

1.5 Invasive alien species (directly impacting habitat)
Detalhes A contaminação biológica por Pinus sp. na Serra do Ibitiraquire, que há poucos anos atingia apenas montanhas de menores altitudes, já é verificada em trechos mais elevados e em setores mais distantes das áreas antropizadas. Também foram encontradas outras espécies exóticas invasoras, como Lilium regale, Cortaderia selloana e Plantago australis, geralmente associadas a acampamentos (Mocochinsky; Scheer, 2008).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Citada no Anexo II da Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA, 2008) e na Lista da Biodiversitas de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção na categoria "Vulnerável" (VU) (Biodiversitas, 2005).

Referências

- ASSIS, M. C. Alstroemeriaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB004280>.

- SANSO, A. M. El Género Alstroemeria (Alstroemeriaceae) en Argentina, Darwiniana, v.34, n.1-4, p.349-382, 1996.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- MELO, M. S.; MORO, R.S.; GUIMARÃES, G.B. ET AL. O patrimônio natural dos Campos Gerais e o desenvolvimento sustentável. Patrimônio natural dos Campos Gerais do Paraná. 2004.

- MOCOCHINSKI, A. Y., SCHEER, M. B. Campos de altitude na Serra do Mar paranaense: aspectos florísticos, Floresta, v.38, p.625-640, 2008.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Alstroemeria apertiflora in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Alstroemeria apertiflora>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 29/08/2012 - 16:43:02